terça-feira, 31 de julho de 2012


IV Semana Diocesana de Liturgia aborda a “nossa” participação


25 julho, 2012
A Comissão de Liturgia da Diocese promove de 23 até dia 27 de julho, das 19h30 às 21h30, a Semana de Liturgia, que acontece, ao mesmo tempo, em cinco locais diferentes, para abranger as Regiões Pastorais da Diocese de Santo André.
À luz das celebrações dos 50 anos do Concílio Vaticano II os agentes estão refletindo a Participação na Liturgia, abordando aspectos da Sacrosanctum Concilium em temas diferentes a cada noite.
As palestras
Os temas e os seus respectivos palestrantes são: “Teologia da Constituição Conciliar SC” com o Padre Pedro Savelli, osb; “A participação litúrgica segundo a SC” com a Irmã Veronice Fernandes, pddm; “O Mistério Pascal de Cristo, centro da Liturgia segundo a SC” com a Irmã Isabel Tonon, pddm; “A Comunicação na liturgia a partir da SC” com o Padre Cilto José Rosembach; e “Assembleia litúrgica, participação de um povo sacerdotal na liturgia a partir da SC” com o Padre Cristiano Marmelo Pinto.
Os locais
Os agentes das Regiões Santo André Centro e Leste estão se encontrando no Teatro Municipal de Santo André. As Regiões São Caetano do Sul e Utinga na Paróquia Santa Maria Goretti na Vila Metalúrgica. As Regiões São Bernardo do Campo Centro e Anchieta na Matriz N. Sª. da Boa Viagem no Centro de São Bernardo. A Região Diadema na Paróquia Senhor Bom Jesus na Praça B. Jesus de Piraporinha, em Diadema. A Região Mauá, nos primeiros três dias se reuniram no Teatro Municipal de Mauá, e nos dois últimos dias na Paróquia Imaculada Conceição, a Matriz de Mauá.
Liturgia das horas
O conteúdo das palestras será entregue ao final em forma de apostilas, a todos os participantes. E você que não pode participar, poderá tomar ciência, acessando o portal diocesano. Basta acessar: www.diocesesantoandre.org.br.
O Bispo Diocesano, Dom Nelson Westrupp, scj, esteve nos cinco encontros, e percorreu todos os locais para levar sua palavra de pastor aos agentes, que com forte entusiasmo ouviram sua explanação sobre a Liturgia das Horas. Explicou, que desde o Concílio Vaticano II, há 50 anos, portanto, a Liturgia das Horas está a nossa disposição, mas que, infelizmente, ainda não aprendemos a nos beneficiar desta riqueza: “Não podemos deixar passar mais 50 anos para que nos acostumemos a assumir esta oração. Lanço então um desafio para que as comunidades desde já se habituem a rezar a Liturgia das Horas”, disse nosso pastor.
Dom Nelson também disse que quando nos habituamos com a Liturgia das Horas, sempre algum versículo se destaca, e passamos a pensar nele a todo instante. E que é assim que vamos santificando nosso dia.
Catequista Sueli
Fonte  Diocese Santo André www.diocesesantoandre.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário