quinta-feira, 26 de julho de 2012

Escola e Assembleia da Animação Bíblico-Catequética


De 17-20 de Julho de 2012 aconteceu a Escola da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul1-CNBB, no Centro Pastoral Santa Fé, em SÃO PAULO. Os participantes  se aprofundaram no tema; “Escola Diocesana de Animação Bíblico-Catequética- orientações da CNBB",  contando com vários assessores, dentre estes, Pe. Eugenio Pessato (Campinas), Pe. Fabio Ernesto (Taubaté), Pe Paulo Gil (Santana), Pe. Geraldo Raimundo Pereira (Lapa) e Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo de Limeira e Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética. A Escola teve como tema: "Caminho para o discipulado missionário",  lema: "Fala Senhor na nossa voz”. 
Foi uma semana onde fomos chamados a fazer uma experiência profunda com Jesus Cristo, voltando as origens da nossa fé, não descartando o velho, mas adaptando para o novo,  respeitando a caminhada de cada um. O que marcou muito foi perceber que sempre estamos aprendendo, por mais que participamos das escolas sempre existe algo de novo para ser aperfeiçoado na nossa caminhada. Somos chamados a ser a voz de Deus, portanto não é a nossa ideia que deve ser colocada e sim  da Igreja. Alguns temas que estudamos nesta escola:  Elaboração do Projeto de Escola Diocesana, Mística, Tema Caminho para o discipulado missionário com Lema: “Fala Senhor na Nossa Voz”, Metodologia da Escola, Eixos Temáticos, Partilha, Avaliação .
Percebemos a importância das escolas diocesanas para a formação de nossos catequistas. Temos um caminho longo que precisa começar já, não dá mais para ficar no improviso, temos que nos preparar para ser a voz de Deus neste mundo. Tudo muda muito rápido e temos que acompanhar a mudança, sem perder  nossa origem, princípios, ética, moral.
Na XXVI Assembleia da Animação Bíblico-Catequética do Regional que aconteceu nos dias 20-22 de Julho de 2012 no mesmo local, foram trabalhados vários temas, como: Painel temático: Catequese junto à pessoa com deficiência, Catequese com estilo catecumenal, Catequese Familiar. A Mística para a caminhada catequética no Regional Sul 1. Ano daf é e Catequese. Escolas Diocesanas de Animação Bíblico-Catequética-orientações da CNBB. Comunicados da Comissão nacional sobre eventos previstos para o 2º semestre de 2012.
 Houve uma noite de Confraternização depois das exposições de experiências de algumas dioceses,  na área de formação de catequistas. Foi muito bom partilhar o que já está sendo feito principalmente com as famílias nas diversas dioceses. São trabalhos maravilhosos, exemplos a serem adaptados na nossa realidade. Parabéns aos organizadores por essa semana, rica, celebrativa, onde todos saímos renovados para nossa diocese.
Sueli
Diocese de Santo André 

Nenhum comentário:

Postar um comentário